Feijão na garrafa térmica

Olá confrades,

Para iniciar a parte de cozinha, trarei aqui uma receita simples e muito fundamental da cozinha brasileira, o feijão. Existe um certo misticismo em relação ao sexo masculino na cozinha. Porém, quando um homem resolve dominar a ciência gastronômica, aí sim a coisa começa a ficar interessante. Não é a toa que os grandes chefes de cozinha são homens. Mas o sentido aqui não é avaliar os méritos de gênero na gastronomia, mas fazer um rango do bom.

Vamos à receita…

É uma receita muito simples, que qualquer um pode fazer. E o melhor de tudo é que você não precisa ter habilidades extraordinárias para poder fazer esse prato. Basicamente qualquer símio amestrado consegue um bom prato de feijão seguindo essa receita.

Ingredientes:

  • 1 xícara de feijão (qualquer tipo)
  • 2 e 1/2 xícaras de água
  • 1 folha de louro (opcional)
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Sal, alho e cebola à gosto

Utensílios:

  • Panela
  • Garrafa térmica

Modo de preparo:

Inicialmente pegue o feijão, a folha de louro e a água e coloque para ferver em uma panela durante 5 minutos. Se o feijão for um pouco velho vale deixar por até 10 minutos.

Após a fervura coloque o conteúdo da panela na garrafa térmica (dica: se a sua garrafa estiver com cheiro de café, é só ferver um pouco de água com bicarbonato de sódio e agitar lá dentro, com a tampa fechada, óbvio). Deixe o feijão dentro da garrafa térmica por aproximadamente 6 horas com a tampa bem fechada (não tem problema se passar mais do que seis horas, só não deixe o feijão lá por 2 dias). O bom dessa etapa é que você pode acordar, colocar o feijão na garrafa térmica e ir fazer outras atividades, ou até mesmo deixar para quando chegar do trabalho.

Passado esse tempo o feijão estará mole, daí se pode iniciar o processo de “engrossamento” do caldo.

A “grossura” do caldo varia de gosto para gosto, mas aqui vai a dica básica para essa etapa. Primeiramente pique a quantidade de cebola e de alho que deseja usar, aqueça a colher de sopa de óleo, logo depois refogue a cebola, por ultimo colocando o alho, mecha bem e ponha o feijão junto aos ingredientes (se quiser pode tirar a folha de louro), daí então ponha a quantidade desejada de sal (para essa receita eu costumo usar meia colher de café de sal), também podem ser usados aqueles temperos prontos ou pacotinhos tipo Sazon para feijão. Também podem ser adicionados outros ingredientes com: Calabresa, bacon, carne seca, dentre outros. Deixe “engrossar” ao seu gosto e tá aí, um belo prato de feijão.

Esse prato é muito útil para pessoas, que assim como eu, moram sozinhas, estudam, trabalham, e não têm muito tempo para se dedicar à cozinha.

Comentem, avaliem, deixem suas sugestões e até a próxima receita!

Comments

  1. derfel

    27 de julho de 2012

    Poh, valeu pela receita cara, eu sou um 0 a esquerda na cozinha. Sabe alguma de churrasco?

    • Avatar de

      mateus

      27 de julho de 2012

      Uma das minhas especialidades é o churrasco, logo trarei uma receita de picanha e costela, tudo muito simples, é fácil e gostoso.

  2. Mopar

    6 de agosto de 2012

    Bela receita para quem não tem uma panela de pressão a mão

  3. tonysniper

    10 de setembro de 2012

    Valeu brother. Tentarei isso aí assim que passar a morar sozinho.

    Na espera de receitas de churrasco!

  4. Paulo

    4 de março de 2013

    Grande dica, gostei disso aqui! Caí na Real faz pouco tempo e preciso muito dessas dicas ae! òtimas postagens, obrigado!

Add a comment